VOCÊ SABIA COMO FUNCIONAVA O MOTOR DE PARTIDA?
O motor de partida é responsável por promover ao motos as primeiras rotações.
No início esse movimento era feito por uma manivela, onde o pr´prio condutor girava na parte frontal do motor,isso causou muitos acidentes pela compressão do motor criar uma resitência e ocorrer um contragolpe.
DICA:
Para aumentar a vida útil
do motor de partida, a cada tentativa de partida, espere apenas 10 segundos com
a chave virada. Entre uma tentativa e outra, aguarde 30 segundos. Esse
procedimento evita maiores desgastes nos componentes internos do motor de
partida.
POSSÍVEIS
DEFEITOS NO MOTOR DE PARTIDA.
1- Não há o acionamento do motor de
partida:
A) Cabo de linha 50 (contato de
ignição) interrompido;
B) Enrolamento da bobina de chamado
aberto;
C) Isolamento do induzido com o
aterramento (massa);
2-Não há acionamento do motor de
arranque, mas ouve-se um estalo:
A) Bateria automotiva descarregada ou mau contato nos
terminais da mesma;
B) Carbonização do contato de carga do
automático;
C) Mancais danificados fazendo com que
o induzido fique travado e não rode;
D) Curto circuito no enrolamento do
motor de partida;
3- Acionamento do motor de arranque
mas com um ruído fora do comum:
A) Sapatas polares frouxas raspando no
induzido;
B) Induzido fora do centro, causada
por quebra dos mancais;
C) Destes do pinhão ou cremalheira
gastos ou quebrados;
D) Motor de partida frouxo ou mau
fixado;
E) Mola de retrocesso quebrada;
F) Embuchamento dos mancais
desgastados;
4) Falhas intermitentes no acionamento
do motor de arranque:
A) Mau contato no automático;
B) Coletor do induzido excessivamente
sujo ou falhas no enrolamento do induzido;
C) Gastos excessivos das escovas ou
quebra das molas do suporte de escova;
5- Ocorre o acionamento do motor de
arranque, mas o motor a explosão não gira:
A) Garfo desconectado do pinhão;
B) Dentes da cremalheira do motor
quebrados;
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