quinta-feira, 24 de abril de 2014

Defeitos Arrefecimento

Defeitos
Causa Provável
Solução
Motor acima da temperatura ideal
Falta de solução arrefecedora no sistema

Radiador obstruído

Mau funcionamento da válvula

Ventoinha não funciona
Repor o líquido de arrefecimento


Efetuar a limpeza

Verificar a temperatura de abertura, caso esteja fora, alterá-la.
Verificar funcionamento do termostato (cebolão)



Motor demora muito para esquentar ou nunca atinge a temperatura ideal de funcionamento.
Motor sem válvula termostática

Válvula termostática travada na posição aberta

Válvula termostática fora de especificação (temperatura de abertura baixa)
Colocar a válvula termostática.

Substituir a válvula.


Substituir a válvula por outra com temperatura mais elevada.



Vazamentos de líquido pela tampa do tanque de expansão.
Excesso de líquido no tanque de expansão ou tampa com defeito.
Adequar o líquido de arrefecimento ao nível correto ou trocar a tampa.



Nível de líquido baixando constantemente
Vazamentos no sistema
Localizar vazamento visualmente, caso não encontre, utilize a bomba de pressão.



Sistema sem pressão depois de aquecido.
Tampa do tanque de expansão danificada ou fora de especificação.
Substituir a tampa.



Sistema de borbulhamento no tanque de expansão ou consumo excessivo de água
Falta de torque no cabeçote
Junta com vazamento de gases do cilindro para as galerias de água devido ao empenamento ou trinca provocado por um super
aquecimento.
Efetuar o torque correto dentro das especificações. Caso tenha trinca substituir o cabeçote. Caso esteja empenado, plainar o cabeçote conforme a norma específica.



Ventoinha com funcionamento intermitente.
Terminais quebrados ou torcidos.
Trocar o termo interruptor.



Ventoinha não liga.
Fundo do termo interruptor com oxidação (zinabre), provocado por ar no sistema.
Trocar a peça e fazer a sangria das bolhas de ar





Só para reforçar, seguem algumas dicas:
  • Nunca abra a tampa do radiador ou reservatório de expansão, poderá se queimar gravemente.
  •  Use sempre aditivo no radiador, pois a falta dele oxidará todo o motor internamente.
  •  Nunca permita que o profissional remova a válvula termostática de seu motor.
  •  Fique sempre atento ao painel de seu carro, a luz indicadora de temperatura ou ponteiro pode esta marcando alta temperatura.



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