Amaciamento de motores
O que é
amaciar motor?
É proporcionar um
funcionamento continuo do motor fazendo com que todas as peças trabalhem de uma
forma harmônica, sem que crie um aquecimento localizado, gerando um atrito
anormal e ocasionando o que se diz no popular “motor fundiu”.
Motor fundido é o
aquecimento anormal das peças móveis ocorrendo à fusão de materiais.
No
passado a recomendação era manter o carro em rotações entre 1500RPM e 3000 RPM
e alternando a velocidade entre 70 e 80km/h, não forçar a marcha evitando
deixar o motor em marcha lenta por muito tempo.
No
passado existia um mito sobre amaciamento de motores, onde o mesmo era feito a
mão e ajustado de acordo com a folga necessária, este processo chamava-se
rasquetear onde era feito a retirada de partículas metálicas.
Hoje tudo é robotizado onde as folgas e
tolerância são calculadas de acordo com dilatação dos materiais das peças.
Há
muito tempo, os carros novos não necessitam mais do amaciamento de motor, pois
com rotações cada vez maiores e taxas de compressões altas, precisou
desenvolver lubrificantes sintéticos capazes de criar uma película permanente a
fim de proteger o motor sempre nas primeiras rotações e não mudar suas
propriedades em altas rotações e temperaturas elevadas.
Nas
montadoras é feito o teste de todos os motores em dinamômetro, colocando em
condições severas de funcionamento.
Nos
motores mais usados e que passaram por retífica, onde se substitui casquilhos,
anéis de segmento do pistão, usinagem de virabrequim, estes devem ser colocados
em processo de amaciamento, onde a própria retifica marcas retornos do motor
para substituir óleo do motor e reaperto geral do motor.
Dica
Faça
viagens curtas sentindo o motor seu funcionamento e obedecendo ao manual do
proprietário quanto às primeiras trocas de óleo de motor.
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