quarta-feira, 30 de abril de 2014

Amaciamento de motores

O que é amaciar motor?

É proporcionar um funcionamento continuo do motor fazendo com que todas as peças trabalhem de uma forma harmônica, sem que crie um aquecimento localizado, gerando um atrito anormal e ocasionando o que se diz no popular “motor fundiu”.
Motor fundido é o aquecimento anormal das peças móveis ocorrendo à fusão de materiais.

No passado a recomendação era manter o carro em rotações entre 1500RPM e 3000 RPM e alternando a velocidade entre 70 e 80km/h, não forçar a marcha evitando deixar o motor em marcha lenta por muito tempo.

No passado existia um mito sobre amaciamento de motores, onde o mesmo era feito a mão e ajustado de acordo com a folga necessária, este processo chamava-se rasquetear onde era feito a retirada de partículas metálicas.
 Hoje tudo é robotizado onde as folgas e tolerância são calculadas de acordo com dilatação dos materiais das peças.

Há muito tempo, os carros novos não necessitam mais do amaciamento de motor, pois com rotações cada vez maiores e taxas de compressões altas, precisou desenvolver lubrificantes sintéticos capazes de criar uma película permanente a fim de proteger o motor sempre nas primeiras rotações e não mudar suas propriedades em altas rotações e temperaturas elevadas.
Nas montadoras é feito o teste de todos os motores em dinamômetro, colocando em condições severas de funcionamento.
Nos motores mais usados e que passaram por retífica, onde se substitui casquilhos, anéis de segmento do pistão, usinagem de virabrequim, estes devem ser colocados em processo de amaciamento, onde a própria retifica marcas retornos do motor para substituir óleo do motor e reaperto geral do motor.

Dica

Faça viagens curtas sentindo o motor seu funcionamento e obedecendo ao manual do proprietário quanto às primeiras trocas de óleo de motor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário