VOCÊ
SABE ONDE VERIFICAR, QUAL O LUBRIFICANTE PARA SEU CARRO?
Consulte sempre o “Manual
do Proprietário na parte de revisões e manutenções (SAE) e ao desempenho (API) .Vá
até uma revendedora autorizada e consulte a tabela de especificação de seu
motor.
Qual o nível correto?
Quando você vai abastecer o frentista sempre fala que está faltando óleo, não
é?
A vareta de óleo tem duas marcas que é máximo e mínimo e o nível
ficando entre as duas marcas, está correto.
Se você completar e ficar
acima do máximo, irá aumentar a pressão no cárter e terá vários vazamentos e se
estiver abaixo, o motor terá sérios problemas de lubrificação, podendo até
fundir o motor.
É normal
abaixar o nível de óleo do motor?
Sim, é normal abaixar, pois existe queima de óleo na câmara de
combustão devido a lubrificação nas partes mais altas do motor. Em alguns
manuais de proprietário relatam que é normal queimar 1 litro de óleo em cada 1000
km..
Por que o óleo de motor fica escuro com o
uso?
Para realizar a função de manter o motor limpo, o óleo deve manter em suspensão
as impurezas que não ficam retidas no filtro de óleo, para que elas não se
depositem no motor. Portanto, é normal que o óleo fique escuro porém motor deve ficar
limpo.
Quando trocar o óleo do carro?
Obedeça sempre o que diz no
manual do proprietário.
Quando eu for trocar o óleo o motor deve
estar quente ou frio?
O motor deve estar quente, pois o óleo terá
uma viscosidade capaz de escoar melhor para a sua substituição. Em contra
partida para verificar o nível o recomendado é pela manhã e com o motor frio.
Devo
trocar o filtro alternadamente com a troca de óleo?
De maneira alguma, troque sempre
o óleo e filtro ao mesmo tempo, pois sempre ficarão resíduos impregnados no
filtro que não foi trocado.
Com relação a aditivo ao óleo, devo colocar a fim melhorar o desempenho do motor?
Não, todos os lubrificantes já contam com todos
os aditivos para o desempenho do óleo, portanto não há necessidade de adicionar
aditivos complementares ao óleo. Os lubrificantes recomendados já possuem todos
os aditivos necessários para toda a vida
útil de funcionamento do motor.
Não misture óleos de marcas e composições diferentes.
Qual a
diferença entre o óleo mineral (base sintética) e sintético? Eles podem ser
misturados?
O lubrificante é composto por óleos básicos e
aditivos. Sua função no motor é lubrificar, evitar o contato entre as
superfícies metálicas e refrigerar, independentemente de ser mineral ou
sintético. A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos. Os óleos
minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura
de vários compostos. Os óleos sintéticos são obtidos por reação química,
havendo, assim, maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de
vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características
físico-químicas e, por isso, são produtos mais puros.
Os óleos,
semissintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis
de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de
cada tipo, associando a otimização de custo,
O que significam os números (15W-40, 50, etc.) que aparecem
nas embalagens de óleo?
Estes números que aparecem nas embalagens dos
óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 15W-40, etc.) correspondem à
classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na
viscosidade dos óleos a 100ºC, apresentando duas escalas: uma de baixa
temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60). A letra
“W” significa “Winter” (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número,
como complemento para identificação.
Quanto maior o
número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus
menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a penetrabilidade.
Quais são as causas da borra em motores?
Os problemas de presença de borra em motores são
decorrentes, principalmente, dos seguintes fatores:
ü Uso de aditivação extra - Não é
recomendado o uso de aditivação suplementar de desempenho em óleos
lubrificantes. Os óleos lubrificantes de qualidade (boa procedência) já
possuem, de forma balanceada, todos os aditivos para que seja cumprido o nível
de desempenho ao qual foi desenvolvido.
ü Combustíveis adulterados - O uso
de gasolina adulterada pode gerar borra no cárter. O óleo lubrificante é
contaminado por subprodutos da queima do combustível durante sua vida útil.
Essa contaminação ocorre e faz parte da operação do motor.
ü
Aumento do período
de troca - Mesmo
utilizando o óleo correto e combustível de qualidade assegurada, períodos de
troca além do recomendado podem levar à formação de borra, devido ao excesso de
contaminação e de oxidação do lubrificante. Nos manuais dos veículos há a
informação dos quilômetros recomendados para cada intervalo de troca.
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