quarta-feira, 30 de abril de 2014

FLUIDO DE FREIO.

Tem a função de transmitir pressão hidráulica a todas as rodas por intermédio dos cilindros de rodas e pinças de freio.

Em meados de 1930 os freios a tambor começaram a serem acionados por pressão de óleo através de pequenos cilindros hidráulicos ou mesmo pistões. As sapatas tinham que ser ajustadas com muita frequência em função do desgaste do material de fricção, porém os primeiros reguladores automáticos surgiram somente no ano de 1950.

 CARACTERISTICAS

 Ponto de ebulição de equilíbrio

O ponto de ebulição de equilíbrio é um padrão para carga térmica admissível do fluido de freio.
Quando a temperatura de carga no sistema de freios ultrapassa a temperatura padrão, podem ocorrer bolhas de vapor, e isso é extremamente prejudicial para a eficiência dos freios.
A classificação do fluido está relacionada com a temperatura de trabalho e ao código DOT 3, DOT 4 E DOT 5

Ponto de ebulição úmido


O ponto de ebulição úmido é o ponto de ebulição de equilíbrio do fluido de freio após este ter absorvido água em condições definidas principalmente em fluido higroscópio (à base de glicol), isto resulta em uma queda acentuada do ponto de ebulição.
O exame do ponto de ebulição úmido determina as propriedades de um fluido usado.
Caso o fluido tenha absorvido água será necessário a troca do fluido. Normalmente o tempo decorrente para tal absorção de água é de 1 a 2 anos.

Ponto de fulgor

É a temperatura em que o fluido emite valores inflamáveis. Nos fluidos, essa temperatura deve ser maior que 90°C.

DICA-
1.    Substitua regularmente o fluido seguindo o manual do proprietário de seu veiculo.
2.    Sempre que substituir o jogo de pastilhas, troque também o fluido, mesmo que já o tenha trocado, pois significa que não foi feita a manutenção corretamente.
3.    Cuidado com a prática de lavar o motor, pois pode cair agua na tampa do reservatório e danificar o sistema, além de danificar peças eletrônicas.
4.    Nunca misture marcas de fluidos, pois sua composição nunca será a mesma.

5.    Peça ao seu mecânico que verifique a densidade do fluido de seu carro.

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