quarta-feira, 30 de abril de 2014

O que é pastilha de freio? 

É um componente do sistema de freio formado por uma placa metálica de fricção à base de resina, fibras sintéticas e partículas metálicas.

Produzida sem o uso do amianto é responsável pelo atrito com o disco de freio. Composta por materiais semi-metálicos é indicado para carros de passeio com discos sólidos ou ventilado. As pastilhas garantem alto desempenho mesmo nas condições mais extremas de uso.
Ruídos durante a frenagem

Se você ouve um "chiado" quando pisa no freio é forte indício de que as pastilhas se desgastaram e se não forem substituídas os discos também serão danificados em pouco tempo. Sujeira entre o disco e as pastilhas também causam ruído semelhante, mudança de direção na frenagem ou "pedal duro", geralmente são causados por pastilhas riscadas, com molas fracas, mal assentadas, contaminadas por óleo ou "vidradas" (superaquecidas).
Quando verificar e substituir as pastilhas? 

Alguns veículos vêm de fábrica com um dispositivo eletrônico de segurança que indica o fim da vida útil da pastilha. 
Em veículos sem esse dispositivo eletrônico, o desgaste da pastilha é indicado por uma forte ressonância. 
De qualquer forma, é aconselhável checar as condições das pastilhas a cada 5.000 km e trocá-las quando chegarem à espessura de 2 mm . Existe uma lâmpada no painel que quando acesa indica que o nível de fluido de freio está baixo, isto porque a pastilha gastou e o fluido ocupou o espaço do material da pastilha.
Para garantir um bom poder de frenagem, recomenda-se também que os discos sejam trocados. 
Após a troca das pastilhas, é aconselhável que o mecânico circule com o veículo e acione o freio diversas vezes, para que haja um pré-assentamento. 

Algumas pastilhas tem no centro um canal onde as divide e serve para limpar os discos i contribuir para ventilação.
Na manutenção e troca das pastilhas o mecânico deve examinar os suportes das pastilhas os parafusos de fixações, pinos deslizantes, sangradores e substituir caso precise. Examine também os flexíveis de freio.
Recomenda antes da montagem da pastilha, que coloque numa superfície plana sobre uma lixa média e lixe todas as pastilhas fazendo um “oito” e o disco lixando primeiro no sentido horário e depois no anti-horário, apoie uma lixa na pastilha e comece o lixamento, garantindo assim um melhor assentamento com as linhas cruzadas.
As frenagens devem ser normais e o freio não deve ser acionado junto com o acelerador ou em velocidades muito altas. 
O assentamento só estará completo após, aproximadamente, 300 km rodados em perímetro urbano.



É super  importante a troca do fluido de freio quando substituir a pastilha!!!

Qual é a diferença entre as pastilhas e lonas com ou sem amianto? 
Por ser considerado um material poluente e nocivo à saúde, o amianto vem sendo substituído, no mundo todo, por materiais alternativos que não prejudicam nem o desempenho nem a durabilidade das pastilhas e lonas.
O maior amigo e conselheiro do dono do carro é o MANUAL DO PROPRIETÁRIO, onde vc encontra tudo que precisa sobre manutenções e marcas do de produtos de alta qualidade
Determinar o desempenho de um material de atrito só pela aparência é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário