quarta-feira, 30 de abril de 2014

Rolamentos

Tem a função de reduzir o atrito em partes em movimento e distribuir as cargas.
Nos sistemas do automóvel existem rolamentos nas rodas dianteiras e traseiras, direção, câmbio, diferencial, bomba d’agua, alternador, limpador de para brisa, embreagem, motor, correia dentada, motor de partida etc.
Isso explica a recomendação de substituir o rolamento tensionador da correia dentada, pois trabalha em constante movimento e carga durante toda a vida útil da correia dentada.
Somente o rolamento não resolve, precisa de um sistema de lubrificação eficaz capaz de suportar as pressões até a próxima manutenção preventiva.
A lubrificação pode ser por graxa ou óleo, obedecendo a uma tabela de aplicação para cada atuação e temperatura. Alguns rolamentos são blindados e a lubrificação é feita na fábrica.
O profissional sabe que deve retirar o rolamento da embalagem no momento da montagem do rolamento no local, afim de não ser contaminado por impurezas.
A substituição deve ser sempre feita em pares por eixo e por peças originais, nunca utilize rolamentos recondicionados.
Rolamentos de rodas 

Os rolamentos de rodas dianteiros e traseiros ficam instalados dentro do cubo das rodas e atuam na movimentação. O desgaste dessas peças, que têm durabilidade mínima de 40.000 km, depende da utilização do veículo, condições do solo percorrido e manutenção de outros itens da suspensão e direção.
No início, os ruídos provocados pelo mau funcionamento dos rolamentos são percebidos somente com a utilização de equipamentos especiais. Neste caso, a peça deve ser imediatamente substituída.
Se o veículo permanecer rodando com um rolamento quebrado, as consequências podem ser fatais. As rodas podem travar com o carro em movimento, causar acidentes e, na melhor das hipóteses, deixar o motorista a pé.
Além dos ruídos, outro fator a ser observado nos rolamentos é a temperatura.
A temperatura pode ser verificada por meio de termômetros digitais ou simplesmente colocar a mão no alojamento do rolamento.
Se a temperatura estiver mais alta que o normal ou sofrer constantes variações, isto significa que há algum problema no rolamento. 
O problema pode ser:

· lubrificação deficiente;
· lubrificação em excesso;
· presença de sujeiras;
· excesso de carga;
· folga interna muito pequena;
· início de desgastes;
· rolamento “preso” axialmente;
· excesso de pressão nos retentores;
· calor proveniente de fonte externa.

Dicas de rodas 

- Evite passar em buracos, pois essa ação poderá entortar ou amassar as rodas, chegando a inutilizá-las; 
- Rodar com os pneus vazios pode atingir e danificar as rodas e rolamentos; 
- Nunca utilize rodas recuperadas, elas não garantem segurança; 
- Para comprar rodas, procure lojas especializadas que ofereçam garantia e orientação técnica. 



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