Rolamentos
Tem a função de reduzir o atrito
em partes em movimento e distribuir as cargas.
Nos sistemas do automóvel existem
rolamentos nas rodas dianteiras e traseiras, direção, câmbio, diferencial,
bomba d’agua, alternador, limpador de para brisa, embreagem, motor, correia
dentada, motor de partida etc.
Isso explica a recomendação de
substituir o rolamento tensionador da correia dentada, pois trabalha em
constante movimento e carga durante toda a vida útil da correia dentada.
Somente o rolamento não resolve,
precisa de um sistema de lubrificação eficaz capaz de suportar as pressões até
a próxima manutenção preventiva.
A lubrificação pode ser por graxa
ou óleo, obedecendo a uma tabela de aplicação para cada atuação e temperatura.
Alguns rolamentos são blindados e a lubrificação é feita na fábrica.
O profissional sabe que deve
retirar o rolamento da embalagem no momento da montagem do rolamento no local,
afim de não ser contaminado por impurezas.
A substituição deve ser sempre
feita em pares por eixo e por peças originais, nunca utilize rolamentos
recondicionados.
Rolamentos
de rodas
Os rolamentos de rodas dianteiros e traseiros ficam instalados dentro do cubo das rodas e atuam na movimentação. O desgaste dessas peças, que têm durabilidade mínima de 40.000 km, depende da utilização do veículo, condições do solo percorrido e manutenção de outros itens da suspensão e direção.
No
início, os ruídos provocados pelo mau funcionamento dos rolamentos são
percebidos somente com a utilização de equipamentos especiais. Neste caso, a
peça deve ser imediatamente substituída.
Se o
veículo permanecer rodando com um rolamento quebrado, as consequências podem
ser fatais. As rodas podem travar com o carro em movimento, causar acidentes e,
na melhor das hipóteses, deixar o motorista a pé.
Além dos ruídos, outro fator a ser observado nos rolamentos é a
temperatura.
A temperatura pode ser verificada por meio de termômetros digitais
ou simplesmente colocar a mão no alojamento do rolamento.
Se a temperatura estiver mais alta que o normal ou sofrer
constantes variações, isto significa que há algum problema no rolamento.
O
problema pode ser:
· lubrificação deficiente;
· lubrificação em excesso;
· presença de sujeiras;
· excesso de carga;
· folga interna muito pequena;
· início de desgastes;
· rolamento “preso” axialmente;
· excesso de pressão nos retentores;
· calor proveniente de fonte externa.
- Evite passar em buracos, pois essa ação poderá entortar ou amassar as rodas, chegando a inutilizá-las;
- Rodar com os pneus vazios pode atingir e danificar as rodas e rolamentos;
- Nunca utilize rodas recuperadas, elas não garantem segurança;
- Para comprar rodas, procure lojas especializadas que ofereçam garantia e orientação técnica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário